1.png

Bem-vindo ao Instituto Angela Marques

autism-infinity-symbol-1192408_1920.png
O que é Análise do Comportamento Aplicada? 

 

A Análise Comportamental Aplicada (ABA) é uma terapia baseada na ciência da aprendizagem e do comportamento.

Os programas de terapia ABA podem ajudar:

 

  • Aumentar as habilidades de linguagem e comunicação
  • Melhorar a atenção, foco, habilidades sociais, memória e acadêmicos 
  • Diminuir comportamentos problemáticos
  •  

Os métodos de análise do comportamento têm sido usados ​​e estudados há décadas. Eles ajudaram muitos tipos de alunos a adquirir habilidades diferentes – desde estilos de vida mais saudáveis ​​até o aprendizado de um novo idioma. Os terapeutas usaram ABA para ajudar crianças com autismo e distúrbios de desenvolvimento relacionados desde a década de 1960.

Planejamento e Avaliação Contínua:

 

Um analista de comportamento qualificado e treinado (BCBA) projeta e supervisiona diretamente o programa. Eles personalizam o programa ABA de acordo com as habilidades, necessidades, interesses, preferências e situação familiar de cada aluno. 

O BCBA começará fazendo uma avaliação detalhada das habilidades e preferências de cada pessoa. Eles usarão isso para escrever metas de tratamento específicas. As metas e preferências familiares também podem ser incluídas.

Os objetivos do tratamento são escritos com base na idade e no nível de habilidade da pessoa com TEA. As metas podem incluir muitas áreas de habilidades diferentes, como:

  • Comunicação e linguagem
  • Habilidades sociais
  • Autocuidado (como tomar banho e ir ao banheiro)
  • jogo e lazer
  • Habilidades motoras
  • Aprendizagem e habilidades acadêmicas

O plano de instrução divide cada uma dessas habilidades em etapas pequenas e concretas. O terapeuta ensina cada passo um por um, desde o simples (por exemplo, imitar sons individuais) até o mais complexo (por exemplo, manter uma conversa).

O BCBA e os terapeutas medem o progresso coletando dados em cada sessão de terapia. Os dados os ajudam a monitorar o progresso da pessoa em direção às metas de forma contínua.

O analista de comportamento se reúne regularmente com membros da família e funcionários do programa para revisar as informações sobre o progresso. Eles podem então planejar com antecedência e ajustar os planos de ensino e as metas conforme necessário.

O que envolve um programa ABA?

 

Bons programas ABA para autismo não são "tamanho único". ABA não deve ser visto como um conjunto enlatado de brocas. Em vez disso, cada programa é escrito para atender às necessidades de cada aluno.

O objetivo de qualquer programa ABA é ajudar cada pessoa a trabalhar em habilidades que os ajudarão a se tornar mais independentes e bem-sucedidos no curto prazo e também no futuro.

therapy-5812852.png

Estrada do Tindiba, 01103 Sal 0421 TAQUARA
Rio de Janeiro, 22740-361, BR

(21) 964848128

angela@institutoangelamarques.com.br