Planejamento e Avaliação Contínua:
Um analista de comportamento qualificado e treinado (BCBA) projeta e supervisiona diretamente o programa. Eles personalizam o programa ABA de acordo com as habilidades, necessidades, interesses, preferências e situação familiar de cada aluno.
O BCBA começará fazendo uma avaliação detalhada das habilidades e preferências de cada pessoa. Eles usarão isso para escrever metas de tratamento específicas. As metas e preferências familiares também podem ser incluídas.
Os objetivos do tratamento são escritos com base na idade e no nível de habilidade da pessoa com TEA. As metas podem incluir muitas áreas de habilidades diferentes, como:
- Comunicação e linguagem
- Habilidades sociais
- Autocuidado (como tomar banho e ir ao banheiro)
- jogo e lazer
- Habilidades motoras
- Aprendizagem e habilidades acadêmicas
O plano de instrução divide cada uma dessas habilidades em etapas pequenas e concretas. O terapeuta ensina cada passo um por um, desde o simples (por exemplo, imitar sons individuais) até o mais complexo (por exemplo, manter uma conversa).
O BCBA e os terapeutas medem o progresso coletando dados em cada sessão de terapia. Os dados os ajudam a monitorar o progresso da pessoa em direção às metas de forma contínua.
O analista de comportamento se reúne regularmente com membros da família e funcionários do programa para revisar as informações sobre o progresso. Eles podem então planejar com antecedência e ajustar os planos de ensino e as metas conforme necessário.